A medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza métodos seguros, praticamente indolores e não invasivos, com materiais radioativos, para fins terapêuticos e de diagnóstico.
O que o médico nuclear faz?
O médico nuclear é responsável por realizar e coordenar exames e tratamentos que envolvam o uso de radiação ionizante em tumores malignos e doenças benignas, além de realizar o diagnóstico, administrar doses de radiofármacos e emitir laudos médicos.
O que é necessário para ser um médico nuclear?
Para tornar-se um médico nuclear é necessário a graduação em medicina, posteriormente, o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), bem como a Residência Médica na área, em um estabelecimento credenciado à SBMN e/ ou ao MEC.
Por fim, é preciso fazer a prova de título de especialista emitido pela Sociedade, que acontece anualmente e possui três etapas: Prova Teórica de Clínica e Física (testes); Prova Teórica de Qualificação em Proteção Radiológica (CNEN); e Prova Teórico-Prática de Clínica e Física (slides e dissertativa). As etapas ocorrem no mesmo período, em geral, em dois dias consecutivos.
⠀
Faça parte você também dessa área que impacta profundamente na qualidade de vida de milhares de pessoas!
Para saber mais sobre a Medicina Nuclear e informações importantes da especialidade, siga a SBMN nas redes sociais: