No 14º Congresso da WFNMB, país assume liderança da Federação Mundial e SBMN marca presença institucional e científica.
O 14º Congresso Mundial da Federação Mundial de Medicina e Biologia Nuclear (WFNMB), realizado de 13 a 16 de fevereiro em Cartagena, Colômbia, contou com a presença da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN), que participou de atividades científicas e institucionais. Especialistas de diversos continentes reuniram-se para trocar experiências sobre avanços diagnósticos e terapêuticos, além de discutir novas tecnologias aplicadas à Medicina Nuclear.
Em cerimônia oficial, houve a passagem do bastão da Colômbia para o Brasil, que sediará a próxima edição do Congresso Mundial no Rio de Janeiro, em 2030. A ocasião também confirmou a inclusão brasileira no corpo de Direção da Federação Mundial, função que será mantida nos próximos 4 anos.
A WFNMB promoveu, ainda, reuniões da Federação Mundial em Cartagena, gerando debates com seus membros sobre tendências globais, políticas de pesquisa e avanço de tecnologias nucleares na medicina. O engajamento brasileiro reforça o envolvimento do país em discussões internacionais e consolida seu papel na Medicina Nuclear.
“É muito gratificante para nós compartilhar experiências e receber a confiança da Federação Mundial de Medicina Nuclear para conduzir a próxima edição do Congresso. Sentimos muita alegria em receber o Congresso Mundial e integrar o corpo de Direção da Federação Mundial, função que se estenderá até dezembro de 2030. Agradecemos a todos os países que tornaram este momento possível assim como o conselho consultivo da SBMN”, afirmou a presidente da SBMN, Dra. Elba Etchebehere.
Com a transferência simbólica do Sino da WFNMB entre as nações, a Federação Mundial ficará sob coordenação brasileira pelos próximos quatro anos, com articulações estratégicas até o 15º Congresso Mundial no Rio de Janeiro. Espera-se que a edição carioca ofereça aprendizado, networking e atualização em Medicina Nuclear para toda a comunidade internacional.