Notícias Últimas Notícias

SBMN garante o Brasil como sede do Congresso ALASBIMN 2028

Presidente e Vice-Presidente da SBMN apresentaram candidatura no México e conquistaram apoio unânime para trazer o evento ao país.

A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN) obteve para o Brasil o direito de sediar o Congresso da Associação Latino-Americana de Sociedades de Biologia e Medicina Nuclear (ALASBIMN) em 2028.

A decisão foi anunciada após a apresentação da candidatura brasileira pela Presidente da entidade, Dra. Elba Etchebehere, e pelo Vice-Presidente, Dr. Paulo Almeida, durante a assembleia do XXX Congresso ALASBIMN, realizado em Benito Juárez (Quintana Roo), no México. A proposta recebeu o aval unânime dos oito países presentes.

“A importância de ter participado do Congresso da ALASBIMN este ano foi conseguir trazer para o Brasil esse evento de grande relevância na região”, afirmou o Dr. Paulo, que fez questão de agradecer à articulação iniciada nas gestões dos ex-presidentes Rafael Lopes e Juliano Cerci, cujos esforços foram essenciais para viabilizar a campanha. Ele também ressaltou o apoio indispensável de Cristina Matsushita e Cláudio Tinoco para essa conquista.

Além disso, a presença da SBMN no encontro possibilitou o fechamento de acordos com a sociedade europeia para ampliar a cooperação científica e a atuação brasileira em fóruns internacionais.

Com a edição de 2026 programada para ocorrer em Cartagena, na Colômbia, o Brasil assumirá o protagonismo na bienal seguinte, quando reunirá especialistas de toda a América Latina e do mundo no Rio de Janeiro. “Agora, iniciamos os preparativos para realizar um evento de excelência, tanto no conteúdo científico quanto na programação social”, destacou o Vice-Presidente da SBMN.

Promover o Brasil como sede de congressos internacionais, impulsionando sua visibilidade e inserção global na Medicina Nuclear, é uma das prioridades da nova Diretoria Executiva da SBMN no Biênio 2025-2026. A entidade segue comprometida em ampliar a participação nacional no cenário acadêmico, intensificando a troca de conhecimento e parcerias com instituições de renome.

Fundada em 1964, a ALASBIMN tem sede permanente em Montevidéu, no Uruguai, e congrega as sociedades latino-americanas de Biologia e Medicina Nuclear. Seu principal propósito é fomentar o avanço da especialidade com o incentivo ao intercâmbio científico e a promoção de iniciativas que ampliem seu impacto no continente.

To top Whatsapp