SBMN
SBMN

A SBMN preocupa-se com a saúde do trabalhador, seja ele um funcionário das áreas afins, seja um paciente. Assumindo a prevenção e a detecção dos agravos à saúde laboral como uma responsabilidade profissional, ética e social, realizou-se, no dia 6 de julho, um encontro entre a SBMN e o MPT, com o intuito de somarem esforços para que tanto a prevenção como a detecção das doenças laborais se tornem uma preocupação diária na rotina médica. 


O evento foi idealizado pela médica nuclear Flávia Dornelas Kurkowski e pelo procurador do trabalho Afonso de Paula Pinheiro Rocha, com o apoio da também médica nuclear e diretora científica da SBMN, Cristina Sebastião Matushita.


Estiveram presentes os membros que integram a direção da SBMN: o vice-presidente, Rafael Lopes; o primeiro secretário, Gustavo Gomes; o segundo secretário, Dalton Anjos, e a diretora de ética e defesa profissional, Daniela Oda.


Contou-se com a valorosa presença dos membros do MPT: Márcia Kamei, procuradora regional do trabalho e coordenadora nacional de meio ambiente do trabalho do MPT; Ileana Neiva, subprocuradora-geral do trabalho e vice-coordenadora da CONAP/MPT; e Cirlene Zimmerman, procuradora do trabalho do MPT.


Durante o encontro, a SBMN e o MPT discutiram medidas que possam impactar positivamente a saúde laboral, entre elas: a conscientização dos trabalhadores quanto à prevenção das doenças laborais; a inclusão do questionamento ao paciente sobre a sua vida laboral; a possibilidade em relacionar um diagnóstico de neoplasia realizado pela imagem à atividade do trabalhador; e o estímulo à notificação compulsória diante da suspeita da enfermidade laboral.


Na oportunidade, as entidades alinharam estratégias de ação conjunta que implicarão mudanças importantes na saúde do trabalhador.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
SBMN © Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados.