Últimas Notícias

SBMN e Ministério Público do Trabalho unidos pela saúde do trabalhador

A SBMN preocupa-se com a saúde do trabalhador, seja ele um funcionário das áreas afins, seja um paciente. Assumindo a prevenção e a detecção dos agravos à saúde laboral como uma responsabilidade profissional, ética e social, realizou-se, no dia 6 de julho, um encontro entre a SBMN e o MPT, com o intuito de somarem esforços para que tanto a prevenção como a detecção das doenças laborais se tornem uma preocupação diária na rotina médica. 


O evento foi idealizado pela médica nuclear Flávia Dornelas Kurkowski e pelo procurador do trabalho Afonso de Paula Pinheiro Rocha, com o apoio da também médica nuclear e diretora científica da SBMN, Cristina Sebastião Matushita.


Estiveram presentes os membros que integram a direção da SBMN: o vice-presidente, Rafael Lopes; o primeiro secretário, Gustavo Gomes; o segundo secretário, Dalton Anjos, e a diretora de ética e defesa profissional, Daniela Oda.


Contou-se com a valorosa presença dos membros do MPT: Márcia Kamei, procuradora regional do trabalho e coordenadora nacional de meio ambiente do trabalho do MPT; Ileana Neiva, subprocuradora-geral do trabalho e vice-coordenadora da CONAP/MPT; e Cirlene Zimmerman, procuradora do trabalho do MPT.


Durante o encontro, a SBMN e o MPT discutiram medidas que possam impactar positivamente a saúde laboral, entre elas: a conscientização dos trabalhadores quanto à prevenção das doenças laborais; a inclusão do questionamento ao paciente sobre a sua vida laboral; a possibilidade em relacionar um diagnóstico de neoplasia realizado pela imagem à atividade do trabalhador; e o estímulo à notificação compulsória diante da suspeita da enfermidade laboral.


Na oportunidade, as entidades alinharam estratégias de ação conjunta que implicarão mudanças importantes na saúde do trabalhador.

To top Whatsapp