Notícias Últimas Notícias

SBMN coordena Grupo de Trabalho para discutir normas aplicadas à Radiofarmácia no Brasil

Especialistas buscam subsidiar a ANVISA para o estabelecimento da regulamentação, alinhando-a às diretrizes internacionais e ao cenário brasileiro.

A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN) está liderando um Grupo de Trabalho (GT) voltado para a elaboração de diretrizes técnicas que fundamentam a regulamentação das Unidades de Radiofarmácia no Brasil.

Sob a liderança do Primeiro Secretário da SBMN, Dr. Gustavo Gomes, a equipe reúne, quinzenalmente, radiofarmacêuticos estratégicos do país para fornecer subsídios técnicos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e demais autarquias federais. 

Segundo o Dr. Gustavo, o objetivo principal da iniciativa é que as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) da ANVISA levem em consideração critérios técnicos que norteiam a especialidade.

“Essa ação visa a proporcionar um diálogo com a ANVISA, pois a regulamentação das Radiofarmácias tem um impacto direto na operação de serviços de Medicina Nuclear no Brasil”, destacou o Primeiro Secretário da SBMN.

Para a Dra. Ana Cláudia Camargo Miranda, farmacêutica nuclear e membro do GT em Radiofarmácia da SBMN, o grande ponto da discussão é a viabilidade da implementação das exigências necessárias para manter o equilíbrio na formulação das normas, atendendo à segurança pretendida e respeitando as peculiaridades relacionadas ao radiofármaco.

“Espera-se uma harmonia entre a atividade desempenhada no âmbito da Radiofarmácia, os requisitos mínimos de infraestrutura para que o radiofármaco seja entregue ao paciente com segurança, eficácia e qualidade, sem impactar a continuidade dos serviços de Medicina Nuclear”, explicou a Dra. Ana Cláudia.

Agora, com a conclusão das reuniões do GT, os subsídios técnicos serão encaminhados à ANVISA e demais órgãos competentes, fortalecendo o desenvolvimento de diretrizes para as Unidades de Radiofarmácia no país.

Confira na íntegra o parecer da SBMN sobre o Projeto de Boas Práticas para a Preparação de Radiofármacos da ANVISA.

To top Whatsapp