Noticias

Prof. Berdj Aram Meguerian e Rex Nazaré recebem homenagem no Congresso

Prof. Berdj Aram Meguerian e Rex Nazaré recebem homenagem no Congresso

Como forma de reconhecimento pelas contribuições no processo de construção e desenvolvimento da medicina nuclear nacional, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear prestará justa homenagem a dois grandes nomes da especialidade: o médico nuclear Prof. Berdj Aram Meguerian e físico nuclear Prof. Rex Nazareth.

Exímio educador, Prof. Meguerian foi responsável pela formação e especialização de inúmeros médicos nucleares do Rio de Janeiro, sendo precursor do curso de medicina nuclear no estado. Grande parte dos médicos nucleares em atividade hoje no Rio de Janeiro tem sua história marcada pelos esforços do Prof. Meguerian. Lembrado por seus alunos, colegas e amigos por ser um grande incentivador da disseminação do conhecimento na especialidade, bem como na qualificação e evolução na formação de seus docentes, Meguerian receberá a honraria das mãos da professora Léa Miriam Barbosa da Fonseca, que na ocasião representará a todos aqueles que um dia foram tutoreados por ele.

Considerado o “pai” do Programa Autônomo de Tecnologia Nuclear do Brasil, Rex atualmente presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), coordenando as áreas de energia, tecnologia da informação e aeroespacial e defesa. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas condecorações como a Ordem Nacional do Mérito Científico e a Medalha Carneiro Felipe – CNEN, por exemplo. Atuou, dentre outros cargos, como presidente da  CNEN; membro do Conselho de Administração da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), como chefe do Departamento de Tecnologia da ABIN e como Assessor Especial do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Para lhe conferir a homenagem estará presente o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Angelo Padilha.

A solenidade acontecerá na cerimônia de abertura do XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, a ser realizada no dia 23 de outubro, a partir das 17h40, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, no Rio de Janeiro.