É com pesar que a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear informa sobre o falecimento do Dr. João Eduardo de Oliveira Irion. O especialista faleceu nesta quinta-feira (20), aos 87 anos, em Santa Marina (RS). Radiologista e médico nuclear, Irion foi o fundador do primeiro serviço de Medicina Nuclear do Rio Grande do Sul, há quase cinquenta anos.
Em 2016, dada a sua importância na história da especialidade, foi homenageado durante o XXX Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, por toda sua dedicação e desenvolvimento para aprimorar a medicina na saúde. Recentemente publicou o livro ‘Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP – Fundamentos da Interpretação’.
Formou-se na Faculdade de Medicina de Universidade Federal do Paraná em 1954 e, entre os diversos títulos que acumulou ao longo da carreira, destacam-se o de professor de Fisiologia, Biofísica e da Disciplina de Fisiodiagnóstico do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, entre tantos outros.
A Diretoria da SBMN, em nome de todos os membros e sócios, solidariza-se aos familiares, amigos, alunos e a todos os profissionais que compartilharam da rotina de trabalho e aprendizado de João Eduardo de Oliveira Irion.