News Semanais

NEWSLETTER 447 – 18/09

CARTA ABERTA DO CONSELHO CONSULTIVO

No início deste mês de setembro, a diretoria da SBMN realizou reunião com o Conselho Consultivo, formado pelos ex-presidentes da entidade, para responder a demandas e debater as ações para o futuro da Sociedade.

A partir desse encontro, o Conselho Consultivo da SBMN escreveu uma carta aberta em apoio aos médicos nucleares do Brasil.

“Neste momento em que a Medicina Nuclear brasileira enfrenta grandes desafios para que possa se desenvolver, o Conselho Consultivo de ex-presidentes da SBMN tem sido ativo e está comprometido a se debruçar sobre as dificuldades para que soluções e ações efetivas sejam encontradas”, enfatizaram os ex-presidentes da entidade.

Leia a carta completa

REUNIÕES COM A ANVISA

Na última semana, a SBMN participou de duas reuniões com a Anvisa, a primeira com as áreas técnicas e a segunda com o seu diretor-presidente.

A primeira, com a Gerência de Avaliação de Produtos Biológicos (GPBio) e a Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFis), serviu para abrir um canal de diálogo com a entidade e suas áreas técnicas, que ouviram os pleitos da entidade sobre as dificuldades de aplicar todos os parâmetros regulatórios hoje existentes.

A segunda, com o Diretor-Presidente Antônio Barra Torres, foi considerada uma conversa firme, mas que possibilitou explicar as demandas e desafios da medicina nuclear, estabelecer uma nova porta de comunicação, além da iniciativa para a criação de uma norma de radiofármacos e a revisão da RDC 38.

A SBMN segue mantendo diálogo e intensificando o contato com a entidade para que as demandas da Medicina Nuclear sejam atendidas.

SBMN REUNIU-SE COM A CNEN

A SBMN participou de uma reunião com o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Júnior, e Rogerio Gouveia, Chefe de Gabinete, no Rio de Janeiro.

A SBMN explicou a preocupação com o papel da Comissão e a insegurança sobre a capacidade do IPEN de manter a produção de kits liofilizados, radiofármacos e geradores de tecnécio.

A CNEN mostrou-se ciente dos problemas enfrentados pela especialidade e o presidente acenou que essas questões já estão sendo discutidas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A SBMN também apresentou o despacho que recebeu como devolutiva do IPEN sobre pleitos de curto e médio prazo e colocou-se à disposição para contribuir e viabilizar as soluções.

A renovação do acordo de cooperação técnico científica entre as entidades, que abrange a Prova de Título de Especialista em Medicina Nuclear, também avançou.

AniversÁrio da SBMN!

No dia 14 de setembro, a SBMN completou 62 anos de fundação e foi celebrado o Dia do Médico Nuclear.

Essa é uma data simbólica, que encoraja ainda mais a luta em prol do fortalecimento da medicina nuclear brasileira.

Um dos pilares da especialidade e da SBMN, a Dra. Marília Marone, tesoureira da gestão 2023/2024, gravou uma mensagem especial para esse momento.

Assista

\

To top Whatsapp