Com o objetivo de estabelecer recomendações que auxiliem no aperfeiçoamento da especialidade, SBMN conclui consulta pública
A SBMN concluiu a primeira etapa do processo de elaboração de recomendações das Melhores Práticas da Medicina Nuclear. Com mais de 300 acessos registrados, a Sociedade apresentou em consulta pública no site a proposição deguidelines dos procedimentos de PET-CT FDG-18F; Cintilografia Óssea e Cintilografia Óssea Trifásica; e Cintilografia de Perfusão Miocárdica de Repouso e Esforço. A consulta pública foi realizada por meio do site da Sociedade, no período de 30 de novembro de 2015 a 15 de fevereiro deste ano.
Segundo a diretora da Sociedade, Bárbara Amorim, estas foram as três primeiras frentes estabelecidas no sentido de aperfeiçoar o exercício da MN no Brasil. “Nosso objetivo enquanto Sociedade é contribuir no processo de alinhamento de condutas diagnósticas e terapêuticas no manejo do paciente submetido aos procedimentos com radiofármacos”, esclarece Bárbara.
Os três procedimentos estão agora em período de revisão pela Comissão Científica da Sociedade e em breve serão publicadas as versões definitivas. A perspectiva é que outras linhas de atuação da Medicina Nuclear fiquem disponíveis para contribuições, para que a Sociedade possa ter as ferramentas que possibilitem o fortalecimento e crescimento da entidade, seja na prática clínica, científica ou no desenvolvimento de saberes.
Críticas e sugestões são esperadas pela diretoria da Sociedade. Inclusive, há abertura para emitir parecer de documentos já publicados e revisados, sendo estas analisadas caso a caso.