A Cintilografia de Perfusão Cerebral é um exame da Medicina Nuclear utilizado para diagnosticar e controlar doenças degenerativas do sistema nervoso, cerebrovasculares, demências e epilepsia por meio daperfusão sanguínea no parênquima cerebral .
Na SPECT (aquisição tomográfica da cintilografia), como é chamada, é possível identificar a demanda de energia e áreas do cérebro em atividade, desvendando a perfusão (ou irrigação sanguínea) cerebral.
Esse exame é indicado para:
• Avaliação de suspeita de demência, visando a detecção precoce e diagnóstico diferencial de doença de Alzheimer e outros tipos de demência.
• Localização pré-operatória da zona epileptogênica:
• Avaliação de doenças cerebrovasculares, tais como o acidente vascular cerebral agudo, isquemia cerebral crônica, vasculites e avaliação pré-operatória da reserva vascular cerebral.
• Avaliação de morte cerebral
Como é realizado o exame?
O exame avalia a função e o metabolismo cerebral, por isso existe a necessidade prévia de repouso em um ambiente sem estímulos visuais e auditivos, por aproximadamente 20 minutos.
Após o repouso, o paciente irá receber o radiofármaco. O tempo ideal de concentração do material no cérebro para obtenção das imagens é de 30 a 45 minutos. Após o intervalo, é realizado o estudo tomográfico (SPECT) com posicionamento do aparelho junto ao crânio. É de suma importância que o paciente permaneça imóvel durante esse período para correta captura das imagens.
Quer saber mais sobre exames de Medicina Nuclear? Acesse as redes sociais da SBMN e saiba mais!