Notícias Últimas Notícias

Incidente cibernético no IPEN/CNEN impacta produção de radiofármacos

SBMN colabora para minimizar impactos da suspensão no fornecimento de insumos essenciais à Medicina Nuclear.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) informou que, no dia 28 de março de 2025, uma falha de segurança cibernética foi identificada em sua rede, resultando em tentativas de ataques em série ao sistema institucional.

A pedido do IPEN/CNEN, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN) está colaborando ativamente para ajudar na resolução do problema e reduzir os impactos da suspensão no fornecimento de radiofármacos.

A SBMN tem mantido diálogo contínuo com o IPEN/CNEN e com profissionais da área para buscar alternativas que reduzam os prejuízos à cadeia de abastecimento e contribuam para a manutenção do atendimento médico.

Como medida emergencial, a rede institucional do IPEN/CNEN, incluindo o acesso à Internet, precisou ser temporariamente desconectada. Embora a segurança física, radiológica e nuclear do Instituto não tenha sido comprometida, a produção de radiofármacos foi suspensa até 4 de abril de 2025, prazo estimado para a normalização do sistema.

Os radiofármacos impactados pelo incidente cibernético no IPEN/CNEN são:

  • Iodo-131;
  • Lutécio-177;
  • Tálio-201;
  • Guan-Ipen131 (MIBG);
  • Gerador de tecnécio-99m;
  • Citrato de Gálio-67.

Em nota oficial, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares reafirma sua dedicação à transparência e à segurança, comprometendo-se com o fornecimento de atualizações periodicamente. Para emergências e esclarecimentos, a instituição disponibilizou o contato telefônico (11) 94863-0267 e o e-mail diretoria.ipen@cnen.gov.br.
Confira, na íntegra, o Comunicado à Comunidade Brasileira de Medicina Nuclear https://d1xe7tfg0uwul9.cloudfront.net/sbmn.org.br/wp-content/uploads/2025/04/01121613/Comunicado-IPEN-a-Comunidade-Brasileira-de-Medicina-Nuclear.pdf

To top Whatsapp