O XXXII Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, realizado entre os dias 10 a 12 de agosto, no Maksoud Plaza, em São Paulo, receberá especialistas brasileiros e estrangeiros que debaterão os principais desafios e avanços da Medicina Nuclear no Brasil e no mundo. Em 2018, a saúde da mulher será tema do encontro.
No primeiro dia de evento, será promovido o III Fórum de Pacientes que tem o objetivo de esclarecer a importância da MN em diagnósticos e tratamentos de pacientes com câncer. Para aprimorar o debate, a mesa redonda contará com os especialistas Claudio Tinoco e João Carlos Sampaio Góes, instituições de saúde e pacientes. A partir das 18h será realizada a cerimônia de abertura, com a presença do ministro Sérgio Etchegoyen, responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal. Etchegoyen também falará sobre “A Importância do Programa Nuclear Brasileiro”. Em seguida haverá o Boteco Nuclear.
No sábado (11), representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participam da mesa redonda para debater os procedimentos de licenciamento e controle de instalações da Medicina Nuclear, baseado nas instruções da CNEN.
Entre os destaques estrangeiros, a professora de Medicina Nuclear da Universidade de Washington, Delphine L. Chen falará sobre critérios de respostas de PET-CT a linfomas e melanomas; o diretor de Medicina Nuclear da Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha), Ken Hermann abordará os tópicos mais atuais de PSMA e Câncer de Próstata; a especialista em Imagem Cardiovascular de Harvard, Sharmila Dorbala, palestrará sobre doenças inflamatórias e reservas de fluxo coronariano.
Além da exposição com os principais fornecedores de tecnologia e insumos para Medicina Nuclear, a programação científica contará com duas salas, uma para debates clínicos e outra para radiofarmácia, física médica e biomédicos. Neste ano, os trabalhos da modalidade pôster serão apresentados em painéis digitais. Profissionais da área também serão homenageados por conta da dedicação ao fomento da medicina nuclear. Nesta edição, os médicos José Soares Junior e Enrique Estrada serão laureados.