Brasil recebe diretor da Agência Internacional de Energia Nuclear

diretoria-cnen
Ao centro, Claudio Tinoco Mesquita, junto dos diretores da CNEN

O presidente da SBMN, Cláudio Tinoco Mesquita, acompanhou na tarde de sexta-feira, dia 25/11, a cerimônia de entrega do Prêmio Otacílio Cunha à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Criada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a honraria – mesma concedida neste ano à SBMN -, é atribuída às instituições e/ou pessoas em reconhecimento pelas contribuições no crescimento e difusão do uso da energia nuclear em benefício da população.

A AIEA foi representada pelo seu diretor geral, Yukiya Amanno, que recebeu das mãos do presidente da CNEN, Renato Cotta o Prêmio.

Amanno, que desde a quarta-feira, dia 23, está no Brasil, falou sobre a importância do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) para medicina nuclear e os milhares de brasileiros que têm doenças como o câncer. O diretor também esclareceu sobre a contribuição da energia nuclear no combate ao zika vírus no Brasil.

Assista a trechos de sua mensagem captados sobre: RMB e Zika vírus

recebendo-o-premio-otacilio-cunha-da-mesma-maneira-que-sbmn
Amanno recebe de Renato Cotta (esquerda), presidente da CNEN, o prêmio Otacílio Cunha.

Amanno recebe de Renato Cotta (esquerda), presidente da CNEN, o prêmio Otacílio Cunha.Ao final, Amanno agradeceu pelo apoio à IAEA em favor da medicina nuclear brasileira. Em um diálogo com Tinoco, ele reforçou a importância de manter ativa as ações que vem sendo empreendidas para que o RMB se torne uma realidade no Brasil.

Além de receber a honraria, Amanno veio ao País conhecer os avanços do país em matéria de medicina nuclear e explorar possibilidades na luta contra a zika. 

Segundo reportagem emitida pela Agência EFE, Amanno já visitou o Centro Experimental de Aramar, no município de Iperó (SP), onde se interessou pelo projeto do Reator Multipropósito Brasileiro, o que permitirá ao país conseguir a autonomia na produção de radioisótopos, usados para diagnóstico e tratamento de algumas doenças.

Leia também: 

Diretor da Agência de Energia Atômica destaca importância do Reator Multipropósito (via MCTIC)

Reator Multipropósito só sai do papel com política de Estado, diz técnico (via Agência Brasil)

To top Whatsapp