Desvendar a aplicabilidade da tecnologia PET/CT aplicada à biópsia guiada no campo da oncologia é o objetivo dos médicos nucleares Juliano Cerci, pesquisador brasileiro e vice-presidente da SBMN; de Stefano Fanti, da Universidade de Bolonha, na Itália; e Dominique Delbeke, da Universidade Vanderbilt, na Alemanha, na obra “Oncological PET/CT with Histological Confirmation”, recém-lançada pela editora internacional Springer.
Junto com especialistas de outras nacionalidades, Cerci, Stefano e Dominique exploram este novo e promissor campo do diagnóstico por imagem por meio da medicina nuclear e estratificam o seu desempenho na análise de tumores malignos como linfomas, câncer de pâncreas, de mama, do sistema nervoso central, por exemplo. Casos positivos e falsos-positivos são expostos neste livro, que descreve casos ilustrados com ênfase no 18F-FDG e de outros radiofármacos como o 18F-FLT.
Cerci tem como linha de pesquisa principal o estudo do diagnóstico por imagem em oncologia e a biópsia guiada por imagem. Ele é professor convidado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), médico pesquisador do Incor da FMUSP e consultor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Confira o livro e saiba como adquirí-lo no site da editora Springer.