SBMN
SBMN

Os tumores neuroendócrinos são um grupo heterogêneo de neoplasias com origem em células endócrinas de diversos órgãos e tecidos, como medula da adrenal, hipófise, paratireóide, tireóide, pâncreas ou dos tratos respiratório ou gastrointestinal.

Existem várias formas de classificação desses tumores, sendo a da Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das mais utilizadas pela praticidade e pelo potencial de predição prognóstica. Essa classificação leva em consideração a contagem mitótica e a expressão do Ki67, e divide os tumores em G1, G2 e G3.

Os tumores G1 são os mais diferenciados e apresentam maior expressão dos receptores de somatostatina, enquanto os tumores G3, chamados de carcinomas neuroendócrinos, são menos diferenciados, apresentam pouca ou nenhuma expressão de receptores e tendem gerar alto metabolismo glicolítico, sendo melhor caracterizados nas imagens de PET/CT com FDG18F.

Como é feita a avaliação do tumor

As imagens radiológicas anatômicas e avaliação funcional, por meio de OctreoScan e PET com análogos de somatostatina marcados com 68Galio, são importantes para estadiamento e decisão sobre o tratamento mais apropriado para cada caso, assim como monitoramento da terapia e detecção da doença recorrente. Alguns dados sugerem que 18F-FDG PET/CT pode ter valor prognóstico adicional.

A sensibilidade do exame está relacionada ao tamanho e ao grau de expressão dos receptores da somatostatina nas lesões. Algumas causas relevantes de falso positivo, que podem afetar a especificidade do exame, incluem:

• Captação fisiológica no processo uncinado do pâncreas;
• Captação fisiológica em baço acessório ou esplenose;
• Captação inespecífica em processos inflamatórios;
• Alterações osteodegenerativas;
• Fraturas;
• Meningioma;
• Neoplasias;
• Contaminação urinária.

Indicações para realização do exame

A indicação básica do exame é a realização de imagens de tumores neuroendócrinos que apresentam expressão de receptores da somatostatina. Nesses tumores, o exame tem recomendação para:

1) Estadiamento de doenças conhecidas
2) Localização de tumor primário em pacientes com sinais clínicos ou laboratoriais de doença
3) Localização de tumor primário em pacientes com metástase conhecida (por exemplo, linfonodo metastático)
4) Seguimento de pacientes com tumor neuroendócrino conhecido com objetivo de detecção de doença residual, recorrente ou progressiva (reestadiamento), inclusive naqueles com aumento de marcadores tumorais
5) Determinação e quantificação da presença de receptores da somatostatina, por meio de parâmetros visual e semiquantitativo (SUV) para fins de estratificação prognóstica e seleção terapêutica (terapia com análogos da somatostatina marcados ou não).

Quer saber mais sobre exames de Medicina Nuclear? Acesse as redes sociais da SBMN e saiba mais!

/Facebook
/Instagram

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
SBMN © Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados.