Aumento no valor dos radiofármacos é suspenso pela CNEN por um mês

Publicado em 10/02/17

reuniao sbmn cnen jcO reajuste no valor dos produtos comercializados pela CNEN está suspenso por pelo menos um mês. O entendimento foi alcançado pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) por meio de reunião realizada na tarde desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, com o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Renato Cotta.

A Sociedade foi representada pelo atual presidente, Juliano Cerci, e por três ex-presidentes da entidade, Marília Marone, Celso Dario Ramos – ambos também membros da nova diretoria, e Claudio Tinoco Mesquita.

Juntos expuseram à Cotta o cenário atual da medicina nuclear, que vem sendo impactado pelo desequilíbrio entre o valor praticado no ressarcimento por procedimentos via Tabela SUS – congelado desde 2009, e o que é pago pelos radiofármacos, cujo aumento tem sido progressivo.

Com o compromisso assumido pela CNEN, os próximos passos para buscar solucionar a questão da Tabela SUS será estabelecer uma agenda em conjunto com a Comissão, para levar a questão à pauta da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS-MS) ainda nas próximas semanas.

Nos últimos anos a SBMN tem empreendido ações em prol da mudança deste cenário. Só no primeiro bimestre de 2017 a entidade já levou o assunto à discussão com o Contra-Almirante Noriaki Wada, Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e com Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

To top Whatsapp