FAQ

    FAQ

A Prova para obter o título de especialista ocorre entre abril e maio.

Ela é definida, em geral, a partir de setembro do ano anterior. Existe um calendário pré-prova, organizado pela comissão científica da SBMN. Inicialmente ocorre a elaboração do Edital, já com data definida, avaliação do jurídico e posterior submissão à Associação Médica Brasileira (AMB).

O Edital normalmente é divulgado no site da SBMN em dezembro ou janeiro.

Acesse o Edital da Prova no Tópico Título de Especialista. Você encontrará a bibliografia recomendada para a prova. No Edital, há informações sobre o período de inscrições, documentos necessários, período da prova, tipos de provas, critérios de aprovação e entre outros.

A prova é composta por três etapas: Prova Teórica de Clínica e Física (testes); Prova Teórica de Qualificação em Proteção Radiológica (CNEN) e Prova Teórico-Prática de Clínica e Física (slides e dissertativa). As etapas ocorrem no mesmo período, em geral, em dois dias consecutivos.

Sim, todas as etapas são eliminatórias. No entanto, como são consecutivas, o candidato realizará todas as etapas. A eliminação ocorrerá na correção. Caso o candidato seja eliminado, as provas das etapas subsequentes não serão corrigidas.

Não. As três etapas da prova são um único conjunto de provas prestadas no mesmo ano. A reprovação em uma delas representa a eliminação em todas as fases. Para obtenção do Título de Especialista, é necessário que seja aprovado nas três etapas no mesmo ano.

Composta por testes de múltipla escolha, a prova conta com 130 questões, com cinco alternativas, e duração de 4 horas e 30 minutos. Composta por 100 questões de clínicas e 30 questões de física, as notas são computadas e contam com valor máximo de 10,00 para cada uma.

Composta por 25 questões, sendo 20 questões testes de múltipla escolha e 5 dissertativas, o conteúdo é de responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A prova tem a duração de 3 horas e 30 minutos e o candidato deve tirar 6 de média para aprovação.

A prova é composta por duas partes: Prova de slides: conta com 16 imagens, sendo 13 de clínica e 3 de física. Tem duração de 1 hora e 30 minutos. Prova dissertativa: serão apresentados três temas que poderão ser acompanhados de imagens, informações clínicas e/ou de exames complementares.

Essa etapa visa avaliar a habilidade do candidato em descrever e interpretar a imagem. Serão apresentados exames onde o candidato deverá identificar: O tipo de estudo; O(s) radiofármaco(s) ou radioisótopo(s) utilizado(s); Descrever sucintamente os achados cintilográficos observados;

Será avaliado o conhecimento amplo do candidato sobre o tema proposto. A questão poderá ou não conter tópicos específicos para direcionar as respostas. Quando não, o candidato deverá discutir amplamente o tema apresentado, incluindo considerações de ordem clínica e técnica, contextualizando o tema com informações da epidemiologia e da patologia

O candidato deve levar lápis, caneta preta e azul, borracha e calculadora. Indicamos que leve alimentos leves e garrafas d’água.

To top Whatsapp