A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) participou na tarde desta terça-feira, dia 24 de janeiro, de reunião com o Contra-Almirante Noriaki Wada, Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Na pauta a evolução do projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), uma iniciativa que proporcionará além do desenvolvimento da prática da medicina nuclear, a autonomia na produção nacional de radiofármacos, bem como na promoção e incentivo à pesquisa científica neste campo. Segundo informou o Contra-Almirante, prossegue em andamento as ações para concretizar o RMB nos próximos anos.
Juntos, o presidente da SBMN, Juliano Cerci, a tesoureira Marília Marone, e o segundo secretário Gustavo Gomes, aproveitaram a oportunidade para expor ao Contra-Almirante a importância da integração entre as diferentes esferas envolvidas com o projeto do Reator.
A questão dos reajustes no valor do ressarcimento por procedimentos de MN também foi compartilhada na ocasião. Inclusive, em breve a SBMN deve se reunir com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para buscar um meio de rever o aumento dos radiofármacos – o que se ocorrer pode tornar impraticável a medicina nuclear no Brasil.