Reunião sobre Proposta de especialização conjunta em Radiologia e Medicina Nuclear: confira informações

No dia 4 de novembro de 2016, às 14 horas, ocorreu na sede da AMB, em São Paulo, uma reunião para proposta de especialização conjunta em Radiologia e Medicina Nuclear, reunindo diretores da SBMN e do CBR e colegas do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

Atualmente, para que um médico possa aplicar para a prova de título de especialista em Radiologia ele precisa cursar um mínimo de três anos em Radiologia, assim como para aplicar para o título de especialista em Medicina Nuclear ele também precisa cursar um mínimo de três anos em Medicina Nuclear em um centro formador reconhecido pela SBMN. Até a última prova de título de especialista ocorrida no início de 2016, a SBMN previa uma exceção para médicos com residência prévia em radiologia, sendo que estes poderiam prestar a prova de título após um curso de dois anos em Medicina Nuclear. A SBMN decidiu durante o ano de 2016 que os médicos ingressantes em programas de residência médica e curso de especialização a partir de 2017, todos sem exceção, deverão cursar um mínimo de três anos de treinamento em Medicina Nuclear para submeter à prova de título de especialista. Isso porque entende-se que a Medicina Nuclear passou por uma enorme expansão nos últimos anos com o surgimento do PET/CT, SPECT/CT, novos traçadores e novas terapias.

Assim, ficou acordado entre ambas as especialidades que é necessário um mínimo de três anos para cada. Desta maneira, uma formação que queira contemplar um médico com formação em imagem estrutural e funcional, ou um médico com dupla certificação, precisará ocorrer em seis anos. Após essa formação, ele poderá prestar a prova de título para ambas as especialidades.

O Hospital Sírio Libanês em São Paulo criou um curso nesses moldes, pretendendo que o aluno faça apenas uma prova para ingressar no programa que irá prever a formação em ambas as especialidades sendo de seis anos no total. O hospital buscará o credenciamento junto à SBMN, já possuindo credenciamento junto ao CBR. Apenas ao final de todo o curso de seis anos o aluno poderá aplicar para a prova de título para ambas as especialidades para obtenção da dupla certificação, ou seja, título de especialista em Radiologia e em Medicina Nuclear. Ficou acordado também entre ambas as sociedades, que esse será um Projeto Piloto, por ser algo inovador e nunca antes realizado em nosso país. O seu curso será acompanhado por ambas as sociedades. Para os centros que possuem residência médica credenciada pelo MEC, isso não será possível devido às leis que regem a residência médica que exigem uma prova diferente para o acesso à cada especialidade.

Durante a reunião também ficou acertado que a SBMN e o CBR irão manter permanentes tratativas de forma a aperfeiçoar a formação dos médicos da área do diagnóstico por imagem.

Presentes na reunião:

Cláudio Tinoco Mesquita – presidente da SBMN

Juliano Júlio Cerci – vice-presidente da SBMN

Antonio Carlos Matteoni de Athayde – presidente do CBR

Henrique Carrete Júnior – coordenador do dep. Imagem Estrutural da SBMN

Celso Darío Ramos – presidente do Conselho Consultivo SBMN

Sérgio Altino de Almeida – diretor científico da SBMN

George Barbério Coura Filho – 1o secretário da SBMN

Manoel de Souza Rocha – diretor científico do CBR

Marcelo Tatit Sapienza – co-supervisor residência Med Nuclear da USP

Alair Augusto Moreira dos Santos – 1o secretario do CBR

Miriam C. M. Moreira – 1a tesoureira da SBMN

Bárbara Juarez Amorim – 2a tesoureira da SBMN

Ricardo C. Quartim Fonseca – 2o secretário da SBMN

Sônia M. Moriguchi – coordenadora Dep. de Centros Formadores da SBMN

Carlos Buchpiguel – coordenador da Medicina Nuclear do Hosp Sírio-Libanês

Giovanni Guido Cerri – responsável Centro Diag. Imagem do Hosp Sírio-Libanês

 

To top Whatsapp