Últimas Notícias

Nova Diretoria da SBMN toma posse para o Biênio 2025-2026

Cerimônia transmitida ao vivo marca o início da gestão da Dra. Elba Etchebehere

No dia 21 de janeiro, a nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN) foi empossada em evento transmitido ao vivo pela plataforma Makadu.live. A solenidade oficializou a Dra. Elba Etchebehere como Presidente e o Dr. Paulo Almeida como Vice-presidente.

A nova equipe inclui o Dr. Allan Santos (1º tesoureiro), a Dra. Lara Carreira (2ª tesoureira), o Dr. Gustavo Gomes (1º secretário), a Dra. Flávia Paiva (2ª secretária), o Dr. Dalton Anjos (Diretor de Defesa e Ética) e a Dra. Camila Mosci (Diretora Científica).

Em seu discurso, a Presidente destacou o crescimento global da Medicina Nuclear e sua relevância em diversas áreas médicas. Contudo, abordou os desafios enfrentados no Brasil, como a ausência da especialidade na grade curricular de Medicina, a exclusão de procedimentos essenciais do SUS e da ANS e os elevados custos que dificultam o acesso a tecnologias.

“Todo esse desconhecimento impede iniciativas que permitam a difusão equilibrada da Medicina Nuclear. Em última instância, tais problemas recaem sobre os pacientes desta nação, sem amplo acesso aos procedimentos”, disse. Ela reforçou que sua gestão buscará parcerias com órgãos governamentais para superar as adversidades.

Ao expressar gratidão aos ex-presidentes da SBMN, Etchebehere reconheceu o apoio e as contribuições do Conselho Consultivo no período de transição. “O trabalho colaborativo é determinante para enfrentarmos os desafios e atingirmos novos níveis de excelência”, completou.

O Vice-presidente, Dr. Paulo Almeida, fez referência às deliberações em andamento, como o acordo estabelecido com a Eletronuclear em novembro de 2024, voltado à produção de Lutécio-177 na usina Angra II.

Almeida também frisou ações futuras para facilitar a introdução de novos radiofármacos com a defesa do livre comércio. “Nos empenharemos na redução de taxas, impostos e burocracia na importação e na produção de insumos e tecnologias para o Brasil”, afirmou.

Internacionalização e eventos científicos

A segunda secretária, Dra. Flávia Paiva, mencionou que ampliará a participação da SBMN em eventos estratégicos para reforçar a relevância da especialidade no mercado nuclear, como em conferências como o Nuclear Trade and Technology Exchange, organizada pela ABDAN. Ela enfatizou iniciativas internacionais da nova gestão e a criação dos selos de Certificação de Qualidade.

A diretora científica, Dra. Camila Mosci, renovou o compromisso da Diretoria com a reestruturação do Programa de Residência em Medicina Nuclear, além de trabalhar para que o Brasil seja o país-sede de congressos internacionais como a ALASBIMN, aumentando a visibilidade e a presença global da especialidade.

Comunicação aprimorada

Durante a cerimônia, o primeiro secretário, Dr. Gustavo Gomes, pontuou a atualização da identidade visual da SBMN, com a nova logomarca que reflete a união da Medicina Nuclear e a dedicação à atuação em todas as regiões brasileiras.

Já a segunda tesoureira, Dra. Lara Carreira, apresentou as melhorias no portal da instituição, especialmente com as funcionalidades que facilitam o acesso à informação, como seções para encontrar médicos e serviços de Medicina Nuclear em diversas localidades.

Defesa profissional e modernização da gestão

Como prioridades, o diretor de Defesa e Ética, Dr. Dalton Anjos, mencionou a revisão das Tabelas de Remuneração dos Procedimentos (UR) e os estudos para a inclusão do PET PSMA no Rol da ANS. Adicionalmente, anunciou a intenção de incluir o PET FDG para demências e o PET FDG Oncológico com indicação agnóstica.

O primeiro tesoureiro, Dr. Allan Santos, mencionou a revisão de contratos e a melhoria da saúde financeira da SBMN. A modernização do Estatuto, a criação de um sistema de compliance e a revisão do Regimento Interno são outros atos para aprimorar a gestão nos próximos meses.

Reafirmando o convite para que todos acompanhem de perto as ações da SBMN, envolvam-se nos projetos e tragam ideias valiosas para a Medicina Nuclear, a Dra. Elba Etchebehere sintetizou as metas da nova Diretoria. “Este é o ponto de partida de um Biênio marcado por muito esforço para superar os grandes desafios”, concluiu a Presidente.

To top Whatsapp