Etchebehere lidera iniciativas que desenvolvem ensino de radiofarmácia no Brasil com criação do Centro Nacional de Treinamento em Radiofarmácia
A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), representada por sua presidente eleita, Dra. Elba Etchebehere, teve uma participação importante no Seminário de Cooperação Técnica Internacional, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro no Rio de Janeiro.
Dra. Elba apresentou um projeto financiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que impulsiona o avanço na área da saúde e, mais especificamente, desenvolve o ensino de radiofarmácia no Brasil com a criação de um Centro Nacional de Treinamento em Radiofarmácia.
A programação do Seminário priorizou a comunicação dos resultados, a integração entre coordenadores de projetos e a promoção da igualdade de gênero na pesquisa científica. Além disso, foram compartilhadas metodologias para iniciativas nacionais e lições aprendidas em encontros anteriores.
“Graças ao financiamento da AIEA, estamos concretizando um projeto que trará benefícios à saúde e ao progresso tecnológico brasileiros. Agradecemos à AIEA por viabilizar essa ação, à Unicamp – especialmente à reitoria, à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e ao Hospital de Clínicas (HC) – e à CNEN pelo apoio essencial na realização desse trabalho”, reforçou a presidente eleita da SBMN.
Organizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em parceria com a AIEA, o Seminário reuniu representantes de instituições como INCA, Unicamp, HUAP/UFF e Eletronuclear, com o objetivo de fortalecer conexões, compartilhar avanços e discutir desafios comuns no setor nuclear.
A AIEA, agência vinculada à ONU, fomenta a cooperação internacional para o uso pacífico da energia nuclear e trabalha para prevenir a proliferação de armamentos nucleares em todo o mundo.
Mais informações: www.gov.br/cnen