SBMN
SBMN

Três radiofármacos para fins diagnósticos produzidos no IPEN foram recentemente aprovados pela ANVISA. São eles: DISI-TEC (Disofenina), utilizado para cintilografias do sistema hepatobiliar, o PIRO-TEC (Pirofosfato Tetrassódico), utilizado para avaliação de doenças osteoarticulares por meio de imagens cintilográficas, e o DEX-500-TEC (Dextrana), que possibilita imagens do sistema linfático para diagnóstico de linfoedemas e alterações na circulação linfática.

Estes são produtos liofilizados para serem marcados com tecnécio-99m, material radioativo que permite uma ampla possibilidade de uso na medicina nuclear. O registro da Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU No 179, de 16 de setembro de 2019). 

A liofilização é a técnica que permite a conservação de produtos biológicos por meio dos métodos de congelamento e desidratação, bastante utilizada pela indústria farmacêutica para preservar antibióticos, bactérias, soros, vacinas, medicamentos para diagnóstico, tecidos e produtos químicos potencialmente degradáveis, que se tornam mais estáveis e mais fáceis de serem dissolvidos em água.

Os kits de DISI-TEC, PIRO-TEC e DEX-500-TEC são pedidos por médicos nucleares credenciados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia à qual o IPEN está vinculado, para serem fornecidos a cerca 450 clínicas em todo Brasil.

Saiba mais: http://bit.ly/2lyURDQ

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
SBMN © Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados.