Noticias

Seminário vai definir ações de colaboração acadêmica entre IPEN e Universidade do Tennessee

Seminário vai definir ações de colaboração acadêmica entre IPEN e Universidade do Tennessee

É a primeira atividade desde que foi assinado o convênio entre as duas instituições, em outubro de 2015. A UT desenvolve pesquisas na área nuclear em associação com o Oak Ridge National Laboratory (ORNL)

Uma comitiva da Universidade do Tennessee (UT) e do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), dos Estados Unidos, visitará o IPEN, nos próximos dias 25 e 26, para discutir possibilidades de colaboração interinstitucional com apoio a projetos de pesquisas na área nuclear (vigentes e novos), incluindo intercâmbio para pesquisadores e alunos da pós-graduação em Tecnologia Nuclear (IPEN-USP). É a primeira ação concreta no âmbito do convênio assinado, em outubro de 2015, pelo superintendente José Carlos Bressiani e o diretor para a Segurança Nuclear da instituição norte-americana, Howard L. Hall.

A comitiva é liderada por Larry Satkowiak, atual diretor de Não-Proliferação, Salvaguardas e Segurança Nuclear do ORNL e responsável pela coordenação dos programas existentes na implementação da política nacional e internacional destinado a reduzir as ameaças internas e externas para os Estados Unidos a partir de armas de destruição maciça (ADM). Atualmente, Satkowiak preside também o Institute of Nuclear Material Management (INMM).

Também fazem parte da comitiva Priya Sethi, do Bureau Internacional de Segurança e Não-Proliferação do Departamento de Estado dos Estados Unidos; e Teressa McKinney, gerente das operações de Segurança Nuclear (NS & S) e co-gestora do programa de segurança nuclear do ORNL, cujas atividades envolvem a coordenação das operações diárias dos programas de não-proliferação, fiscalização em eventos especiais, manutenção do planejamento estratégico para NS & S. McKinney coordena ainda atividades relacionadas à implantação de projetos de pesquisa e desenvolvimento, e sua avaliação técnica.

Completando a comitiva a experiente Karen Kaldenbach, que há mais de 25 anos vem trabalhando na segurança nuclear, com desenvolvimento de programas de formação de pessoal, criação de centros de formação , desenvolvimento e implementação de técnicas, de confiabilidade humana (HRP). Atualmente, McKinney atua como o líder da equipe de HRP no ORNL e suporta várias atividades para o Departamento de Estado dos EUA na sensibilização para as ameaças potenciais dentro de instalações nucleares e fortalecimento da cultura de segurança nuclear em nível mundial.

O grupo será recebido pelo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE), Marcelo Linardi, e o coordenador do Projeto de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-USP, Jorge Eduardo de Souza Sarkis. Os visitantes apresentarão suas linhas de trabalho e, a partir delas, em consonância com as pesquisas do IPEN, serão definidas as ações de parceria.

Convênio

O IPEN e a Universidade do Tennessee assinaram convênio de cooperação no dia 1º de outubro de 2015, oficializando o Projeto de Internacionalização. Na ocasião, Howard L. Hall, diretor do Instituto de Segurança Nuclear da Universidade do Tenneesse e comitiva foram recepcionados por Bressiani, Linardi e Sarkis, e demais gestores do Instituto. A parceria envolve as áreas de segurança nuclear, forense, radioquímica, reatores e combustíveis nucleares.

A internacionalização tem duas finalidades básicas: maior inserção de pesquisadores e pesquisas do Instituto na comunidade acadêmica internacional e a modernização do atual programa, trazendo a possibilidade de oferecimento de novos cursos e novas formas de ensino. Com isso, atende-se também a uma demanda da Capes para que os programas de pós-graduação brasileiros tenham essa vertente. “Esse vaso comunicante com o exterior é fundamental para o IPEN. A integração da nossa pós-graduação com Universidades e Centros de Pesquisas com larga experiência na área nuclear é fundamental na formação de uma nova geração de cientistas nucleares”, destacou Sarkis.

Confira a programação no site do IPEN.