Noticias

SBMN estabelece Programa Básico de Residência Médica

SBMN estabelece Programa Básico de Residência Médica

Constituída por médicos especialistas em medicina nuclear, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) tem a missão de promover, apoiar e estimular o progresso da especialidade no país. Em vista disso, a Sociedade anuncia a criação do Programa Básico de Residência Médica, que tem objetivo de aprimorar a especialidade ainda no início da carreira.

O documento apresenta diversos pontos como condições mínimas relacionadas aos médicos em formação; responsabilidade do centro formador e muito mais, porém, o foco é apresentar aos médicos o conteúdo que os centros formadores devem oferecer aos médicos em formação.

O programa relata ainda que o acesso para a Residência ou Curso de Especialização, sem pré-requisito, que será feito por uma prova de seleção constituída por questões de Medicina Geral (matérias do curso de graduação médica) e poderá incluir análise do CV e entrevista presencial com o candidato. A residência não exige conhecimentos científicos e específicos na área de medicina nuclear, já que o curso dará todo apoio para os residentes aprenderem sobre o tema. A duração do programa de Residência Médica/Curso de Especialização é de 3 anos, com trinta dias de férias anuais.

O documento também foi enviado para conhecimento do Ministério da Educação (MEC).

O prazo limite para adequação a essas diretrizes é 6/12/2020.

Para ler o documento, clique aqui.