Noticias

Projeto Choosing Wisely

Projeto Choosing Wisely

SBMN participa de encontro organizado pela ANS – objetivo foi alinhar encaminhamentos para o Projeto Choosing Wisely – focado no empoderamento de informações à população. A entidade foi representada pelo presidente Claudio Tinoco Mesquita e por Felipe Vilela Pedras – membro da entidade. A atividade teve início na manhã desta sexta-feira, na sede da ANS, no Rio de Janeiro, sendo coordenada por Martha Muller.

Na abertura, Tinoco relatou que Brasil uma das situações vivenciadas na medicina nuclear é o “Choosing” , ou seja, e difícil para o médico escolher pelo exame pois a medicina numerar é subutilizada. “A grande assimetria SUS e saúde suplementar tem que ser questionada e entendida para que possamos melhorar as práticas e escolher exames com sabedoria”, disse ele aos presentes.

Ele relatou ainda que, inclusive, a ONU recentemente noticiou que o número de procedimentos de medicina nuclear no Brasil deveria duplicar ! Com o Brasil tendo menos da metade do número de procedimentos de medicina nuclear da Argentina precisamos entender o cenário real da medicina nuclear. Veja a reportagem: http://bit.ly/2aiWnmL

“Choosing Wisely” (escolha com sabedoria, na tradução livre) – que consiste em estratégias que evitem exames e tratamentos desnecessários no campo da oncologia deve ser um conceito a ser defendido e adotado no Brasil. Tanto em termos de medicalização quanto hospitalização. O termo “Escolha com Sabedoria” foi criado pela Fundação ABIM – uma organização criada pelo American Board of Internal Medicine (ABIM), que tem tomado força em âmbito mundial.

A SBMN apoia este movimento da ANS e irá participar para melhorar a qualidade da prática médica atual.