Noticias

Panorama da Hemofilia no Brasil

Panorama da Hemofilia no Brasil

Segundo estimativas do Ministério da Saúde o Brasil é o terceiro país do mundo em número de portadores de coagulopatias (enfermidades do sangue). Há no País aproximadamente 12 mil pessoas com hemofilia -– distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue.

Atualmente o tratamento oferecido pela Hemorrede Pública nacional aos pacientes é por meio do uso de medicamentos pró-coagulantes (fatores de coagulação hemoderivados e recombinantes)).

Confira reportagens sobre o tema:

Ministério da Saúde avança no tratamento da hemofilia no País

(Ministério da Saúde – 17/04/15)

Sinovectomia Radioisotópica: Método Rápido e Efetivo >>

(Revista Fator Vida – publicação da Federação brasileira de Hemofilia – ed. Jan./Mar. 2013)

 

Ressarcimento de procedimentos via SUS
07-08-2015

A SBMN informa que ainda não há retorno ao ofício encaminhado em julho deste ano ao Ministério da Saúde, no qual a entidade reivindicava a revisão dos valores aplicados na Tabela SUS para ressarcir os procedimentos da Medicina Nuclear.

Um dos representantes do Ministério da Saúde, Patrícia Chueri, que coordenava a pasta de Doenças Crônicas da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), já não está mais nesta frente e ainda não há interlocutor designado para responder às solicitações da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN).

A diretoria da Sociedade já está em busca de um retorno resolutivo à situação, o mais breve possível. Confira mais informações sobre o ofício entregue à época.