Noticias

MN e Câncer de Próstata: intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Itália é promovido em atividade inédita

MN e Câncer de Próstata: intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Itália é promovido em atividade inédita

I Curso de imersão reuniu médicos nucleares de ambos os países, de 8 a 12 de maio, na Universidade de Bologna

participantes

Marcado por atividades teórico-práticas e intenso intercâmbio educacional e científico, o I Curso de Imersão em Câncer de Próstata, realizado no Hospital Policlinico S. Orsola-Malpighi, da Universidade de Bologna (Itália), em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), reuniu 10 participantes brasileiros de diferentes regiões do País.

Idealizada por Juliano Cerci, médico nuclear brasileiro e, também, presidente da SBMN, e por Stefano Fanti, professor associado do Departamento de Medicina Experimental, Diagnóstica e Especializada da Universidade de Bolonha,  a atividade contou com um time de palestrantes de primeira linha, formado pelos pesquisadores Paolo Castellucci, Arturo Chiti, Cristina Nanni, Francesco Ceci e Filippo Lodi, além de Fanti e Cerci.

Para Cerci e Fanti o curso foi idealizado para promover uma verdadeira “imersão” – como o próprio nome do evento propõe – nos aspectos diagnósticos e terapêuticos deste universo complexo e de crescente atuação da medicina nuclear no manejo do câncer de próstata. (confira o vídeo de Fanti – acesse)

Fluoreto-F18, Colina-C11 e F18, Fluciclovine-F18 e principalmente PSMA-Ga68, além de outros radiofármacos utilizados no PET, foram temas deste treinamento e suas indicações foram apresentadas de forma a capacitar os participantes a realizar e interpretar exames com base no “estado da arte”, além da terapia com o Radium-223 e de atualizações quanto aos promissores estudos de teranóstica com PSMA-Lu177.

Entre os destaques do curso, conforme pontuou um dos participantes, o jovem médico nuclear Lucas Dias Cândido (Minas Gerais), está a interdisciplinaridade nas abordagens, que contou com visões das diversas especialidades envolvidas (radiofarmácia, urologia, radioterapia, radiologia, oncologia clínica e ortopedia), o que permitiu acessar os conceitos de investigação e tratamento desta neoplasia, para então ingressar na aplicabilidade da medicina nuclear no câncer de próstata.

Em complemento, Simone Brandão (Pernambuco), ressaltou a dinâmica do curso, que permitiu intercalar teoria e prática, de forma a facilitar a aprendizagem proposta. Houve ainda a visita ao serviço de medicina nuclear do Hospital de Bologna, o que facilitou ainda mais a compreensão da prática das atividades desenvolvidas, considerada muito proveitosa por ela e os demais participantes.

A médica nuclear Ivana Abuhid (Minas Gerais) considerou uma oportunidade única a de concentrar em uma semana um vasto conteúdo sobre o tema e, também, promover a discussão de casos com professores de renome na área. Para ela, este intercâmbio entre serviços possibilitou uma análise de sua prática e contribui para estimular a avançar em busca de novas conquistas na atuação diária.

A hospitalidade dos médicos nucleares italianos também foi considerada unanimemente pelos brasileiros um marco deste encontro. Além disso, os presentes relataram considerar iniciativas como esta da SBMN uma forma de contribuir para desenvolver a especialidade, permitindo que os associados adquiram conhecimento e experiência que podem ser aplicados e multiplicados pelo Brasil. Diante dos excelentes resultados, esta iniciativa deve ser replicada anualmente.

>> Saiba mais: Stefano Fanti é um dos palestrantes internacionais que integrarão o 31º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear. Acesse www.sbmn.org.br/congresso2017 e confira outros nomes já confirmados para o encontro deste ano, que acontecerá de 2 a 4 de novembro, em Florianópolis (SC).

 Confira mais fotos no álbum do facebook da SBMN – acesse