Noticias

Mensagem de Agradecimento – Claudio Tinoco Mesquita (SBMN – gestão 2015-16)

Mensagem de Agradecimento – Claudio Tinoco Mesquita (SBMN – gestão 2015-16)

Neste encerramento de gestão na Diretoria da SBMN gostaria de agradecer a todos os médicos nucleares e sócios da SBMN que fizeram estes anos passarem de maneira tão intensa e alegre.

Conheci neste período muito colegas que passei a admirar e valorizar de modo muito especial, tive contato com realidades bem diversas de uma medicina nuclear realizada em um país de dimensões continentais em que há serviços operando com um único equipamento de um detector até outros com cíclotron e múltiplos equipamentos incluindo PET Ressonância. Em todos eles encontrei a mesma disposição em aprender, crescer e oferecer o melhor para os pacientes.

Tive a oportunidade de ir até a cidade de Jaú para participar do Encontro do Clube de Imagens Ricardo Brandão e conheci o local e o espírito das pessoas que realizaram o primeiro encontro de medicina nuclear no Brasil. Após tantos anos SBMN realizou, no Rio de Janeiro e São Paulo, o 29o. e o 30o.  congressos respectivamente, demonstrando  que demonstrando uma grandeza e desenvolvimento impressionantes,  contando com centenas de participantes e mais de duas dezenas de convidados internacionais, os nossos congressos se firmaram como o ponto alto do calendário científico anual na área de medicina nuclear e apontam para um futuro de grande transformação e renovação da especialidade. O espírito dos pioneiros da especialidade no Brasil está mantido e renovado com a nova geração de médicos nucleares que se sucederam.

As iniciativas de aumento da profissionalização da SBMN,  com renovação do seu site, com implantação do sistema de gestão de associados, aulas online, aumento das suas ações integrando-as a de outras associações como a AMB, SBOC e CBR mostram o contexto de cooperação e desenvolvimento.

Entre as ações mais importantes da SBMN destaco as duas provas de titulo de especialista realizadas em 2015 e 2016 que aprovaram mais de 40 novos médicos nucleares, realizadas com muito sucesso. A entrada de novos médicos nucleares na nossa comunidade foi celebrada com muito carinho e emoção com a entrega das suas certificações na cerimônia de abertura dos congressos da SBMN.

A Organização das Nações Unidas apontou a necessidade de duplicação do número de exames de medicina nuclear no Brasil e para atingir esta meta a SBMN tem trabalhado intensamente, propondo um Plano Nacional de Expansão da Medicina Nuclear; promovendo congressos, cursos, atividades em regionais;  aumentando as interações com a AMB e as outras sociedades de especialidades;  viabilizando a adequação do reembolso dos procedimentos e a expansão das indicações aprovadas para uso da medicina nuclear na saúde suplementar e no SUS. Trabalhamos não só por um aumento do número, mas também na qualidade investindo em treinamentos e em projetos de expansão de auditorias de qualidade em parceria com a CNEN e a Agência Internacional de Energia Atômica.

As dificuldades para expansão na utilização de radiofármacos são um dos maiores desafios enfrentados pela nossa especialidade decorrentes das características regulatórias do país, das práticas comerciais, da dependência de insumos importados e mesmo do desconhecimento do seu uso por boa parte dos médicos que atendem a população brasileira nas mais diversas áreas.  O trabalho de implantação de um Reator Nuclear Multipropósito no Brasil, visando atender a demanda da população por radiofármacos, vem sendo realizado pela CNEN e tem o apoio integral da SBMN. Este trabalho, em conjunto com as demais ações da SBMN, culmina no seu especial reconhecimento pela CNEN com a concessão do mais elevado prémio na área nuclear que foi o Prêmio Otacílio Cunha, conferido à SBMN em outubro de 2016.

Ainda há muitos outros desafios que devem ser enfrentados pela SBMN para atingirmos os objetivos de uma medicina nuclear mais equânime para a população brasileira, em que os que dependem do SUS tenham as mesmas oportunidades de se beneficiarem dos exames de medicina nuclear que os que possuem acesso à saúde suplementar. O trabalho da SBMN será continuado por um grupo comprometido e entusiasmado, que tem todas as chances de alcançar este sonho.

Agradeço a todos os colegas – que se tornaram amigos – que compartilharam destes anos de gestão na diretoria da SBMN, às secretarias da SBMN, a todos colegas e associados da SBMN, aos parceiros e colaboradores, que fazem toda a diferença para a Medicina Nuclear brasileira. Cada um de vocês faz parte de nossas conquistas!

Um forte abraço,

Feliz Ano Novo e Boas Festas!

Claudio Tinoco Mesquita

Presidente da SBMN – 2015-2016–

Cláudio Tinoco Mesquita

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
São Francisco de Assis