Noticias

Marco para o desenvolvimento da Medicina Nuclear nacional: unidade de produção e pesquisa de radiofármacos

Marco para o desenvolvimento da Medicina Nuclear nacional: unidade de produção e pesquisa de radiofármacos

O anúncio foi feito durante a cerimônia de abertura do seminário “Implantação da Tomografia por Emissão de Pósitrons no Nordeste”, que contou com a participação do presidente da SBBMN, Dr. José Soares Jr., que ministrou a palestra “PET/CT, Aplicação e Perspectivas”.

Discutiu-se amplamente a inclusão da PET/CT no rol de procedimentos da ANS, bem como a cobertura pelo SUS e pelos planos de saúde. O Dr. José Soares Jr. falou da importância do desenvolvimento da radiofarmácia nacional para a Medicina Nuclear, tanto na área diagnóstica quanto na de terapia, e manifestou sua preocupação com relação à política futuro de preços dos mesmos. O ministro destacou a importância dessa tecnologia e lembrou que Pernambuco será o quarto estado a produzir os radiofármacos. O governador de Pernambuco incentivou os dirigentes de hospitais particulares a adquirir a PET e o presidente da CNEN mostrou-se ciente e sensibilizado com relação à política de preços dos radiofármacos, além de reafirmar a responsabilidade da CNEN com o fornecimento e a distribuição de radiofármacos de meia-vida curta para a região.

“Em novembro deste ano, será inaugurado o Ciclotron da UPRA, do CRCN-NE, que, até dezembro, começará a produção experimental de FDG-F18 e, até março de 2009, em escala comercial”, afirmou Sérgio Cabral.