Noticias

Fechamos um ano de lutas e conquistas e seguimos para novos desafios

Fechamos um ano de lutas e conquistas e seguimos para novos desafios

 

juliano-cerci-22017 será um ano marcado na história da Medicina Nuclear! Enfrentamos enormes desafios, alguns dos quais permanecerão em nossa pauta, mas também temos o que comemorar, pois avançamos em muitas questões. Sinto-me otimista quando ao futuro da nossa especialidade no Brasil.

Ao longo dos últimos meses, a SBMN participou de diversas reuniões em Brasília com as mais diversas autarquias envolvidas no dia a dia da nossa especialidade: ANS, Ministérios da Saúde, Defesa e Ciência e Tecnologia. Debatemos avanços do reator multipropósito brasileiro, Tabela do SUS e inclusão de procedimentos no Rol da ANS.

Sobre o último tópico, após intenso trabalho dos profissionais da Medicina Nuclear, conseguimos incluir dois procedimentos na cobertura a partir de 2018: PET/CT para diagnóstico de tumores neuroendócrinos e cintilografia de perfusão cerebral para avaliação de transportadores de dopamina.

Conseguimos firmar convênios importantes, por exemplo com a CNEN, com a qual definimos ações bilaterais acerca dos desafios da Medicina Nuclear. Com o colégio brasileiro de radiologia, CBR, incluímos um médico nuclear no programa de qualidade PADI e ainda avançamos no debate este ano que continuará em 2018, sobre a dupla formação em Medicina Nuclear e Radiologia. Estamos fazendo todo o esforço para que nossos futuros médicos nucleares cheguem melhor preparados ao mercado.

Publicamos uma série de diretrizes, demos as boas vindas aos 27 novos médicos nucleares titulados após nossa Prova de Título 2017, que recebeu 54 inscrições de todo o Brasil. Na de Educação ainda, realizamos uma série de cursos sobre os mais diversos temas de extrema relevância para nossa especialidade. Destaco aqui as duas edições do Curso de Imersão em Câncer de Próstata que, no início do ano, aconteceu na Itália e mais recentemente conseguimos repeti-lo em Curitiba.

Outra conquista da Medicina Nuclear brasileira em 2017 é que fomos escolhidos para sede do ALASBIMN 2021. Falando de Congressos, a edição 2017 do nosso CBMN foi um sucesso! Mais de 500 especialistas se reuniram em Florianópolis para um longo debate sobre os principais avanços e desafios da Medicina Nuclear no Brasil e no mundo. Saímos de lá também com diversas demandas e deliberações, que já estão sendo conduzidas junto aos órgãos competentes.

Fomos destaque em importantes veículos de imprensa, como Estadão, Folha e CBN, apresentando as necessidades da Medicina Nuclear brasileira, comemorando conquistas e explicando à população os principais benefícios da especialidade no tratamento de doenças cardiovasculares e câncer, principalmente.

Enfim, encerro esta carta e esse ano agradecendo ao empenho de toda a diretoria e equipe SBMN, todos os profissionais envolvidos nessa jornada, com a promessa de que, em 2018, tenhamos ainda mais motivos para comemorar.

Ótima passagem de ano a todos e até breve!”

Juliano Cerci, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear