Entidade se posiciona frente o Manejo de pacientes adultos com Nódulos Tireoidianos e Câncer Diferenciado da Tireoide

8 nov 2016

tireoide-ataA Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), vem por meio desta nota oficial emitir posicionamento oficial em relação às atuais diretrizes da Associação Americana de Tireoide para Manejo de Pacientes Adultos com Nódulos Tireoidianos e Câncer Diferenciado da Tireoide (ATA 2015), publicado na revista Thyroid em 2015.

A entidade expressa reconhecer o valor e o empenho da Associação Americana de Tireoide (ATA) na elaboração de diretrizes que objetivam oferecer a melhor prática médica baseada em evidências para os pacientes. Entretanto, faz se necessário compartilhar enquanto Sociedade -, e corroborando com o posicionamento da Sociedade Europeia de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (EANMMI) -, que ainda existam importantes controvérsias no tema e que necessitam de cautela na adoção do guideline.

Confira o documento oficial da SBMN com parecer que esclarece as razões que levam a SBMN a apontar aspectos que devem ser observados pela comunidade médica. Faça download do documento aqui

A SBMN inclusive coloca que não é contrária ao movimento de se preservar os pacientes utilizando estratégias mais conservadoras que visem sucesso de redução de mortalidade com a menor morbidade possível. A Sociedade reconhece o valor da proposição feita pela ATA em sua diretriz mais recente de 2015, principalmente pela discussão levantada no manejo de importante doença. Contudo, a SBMN não pode recomendar ao momento a adoção plena desta diretriz visto que ainda existem importantes pontos controversos e não abordados, principalmente nos cenários de populações que possam diferir das populações mais comumente estudadas em literatura científica internacional, e recomenda aos profissionais que optarem por seu uso, que o mesmo seja feito com a cautela e particularização desejável para que não haja prejuízo ao paciente.