Noticias

Medicina Nuclear comemora inauguração de cíclotron

Medicina Nuclear comemora inauguração de cíclotron

A Medicina Nuclear comemora a inauguração de mais uma Unidade Cíclotron no Brasil, agora, no primeiro centro de produção de radiofármacos instalado em hospital público estadual – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -, aumentando assim a capacidade da Medicina Nuclear realizar exames, especialmente, nas áreas de Oncologia, Neurologia e Cardiologia, e beneficiando pacientes do SUS.
“O Cíclotron produz medicamentos radioativos, usados nos mais modernos exames da Medicina Nuclear, como Pet Scan, capaz de diagnosticar câncer em estágio inicial, além de problemas cardiológicos e neurológicos”, explica o dr. José Soares Jr, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN).
O laboratório de produção de radiofármacos, chamado Cíclotron InRad (CinRad), está no prédio da Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas. Os medicamentos produzidos serão utilizados para consumo do próprio HC, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Hospital Sírio-Libanês. O laboratório também vai contribuir para a realização de pesquisas em imagem molecular.
“A inauguração deste cíclotron é importante para o desenvolvimento e o fortalecimento da Medicina Nuclear no País e facilita o acesso da população ao que há de mais moderno no diagnóstico e no tratamento de doenças graves e de alta prevalência, como o câncer, oferecido pela Medicina Nuclear”, destaca dr. Soares.