Noticias

Diretoria da SBMN se reúne com representantes do IPEN para discutir planos para MN

Diretoria da SBMN se reúne com representantes do IPEN para discutir planos para MN

Representantes do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) se reuniram com a diretoria da SBMN para discutir métodos atuais relacionados à Medicina Nuclear. Durante a reunião, foi abordada a falta de MDP, pesquisas sobre PSMA/PET e como a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear pode contribuir para melhorar o quadro.

“Foi abordada a falta de MDP e isso foi apontado como uma situação para coordenar decisões da ANVISA junto à CNEN e ao IPEN para abastecimento do mercado. Vão tratar essa demanda em Brasília usando o exemplo da saída da RPH no fornecimento de MDP no Brasil, sobrecaindo tudo no IPEN, que não tem condições para absorver todo o mercado”, explica o presidente Juliano Cerci.

Diante desse cenário foi decidido que a SBMN irá auxiliar nas decisões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) juntamente com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o IPEN, por sua vez, no abastecimento do mercado.

Além disso, os estudos sobre PSMA e Lutécio serão coordenados pela SBMN, baseado no protocolo anterior. Instituições de saúde poderão participar, enviando os trabalhos científicos.