SBMN
SBMN

Ministério da Educação estuda viabilizar cursos de pós-graduação na instituição voltados aos estudos e pesquisas em ciência nuclear

 

Na última quinta-feira (1º), os médicos Sônia Moriguchi, Celso Dario, e Marcelo Tatit, da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear visitaram novamente o Centro Experimental Aramar, onde está sendo construído o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). A diretoria da SBMN acompanhou a comitiva do ministro da Educação, Rossieli Soares, e do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sergio Westphalen Etchegoyen. Na ocasião foi assinado o documento que oficializa o Grupo Técnico do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB), para a criação de um Polo Acadêmico para desenvolvimento da tecnologia nuclear no local.

Para o médico nuclear da UNICAMP, Celso Dario, “esta é uma oportunidade de expandir a Medicina Nuclear no país e investir na capacitação profissional a fim de aprimorar as pesquisas na área, dar autonomia à produção dos insumos da especialidade e cumprir nosso objetivo, que é salvar vidas”, comemora.

“Eu fiquei muito encantado com o projeto de ter uma instituição formadora aqui dentro, moderna, com condições de apoiar a pesquisa e a formação de uma nova geração no Brasil”, disse o ministro Soares. “Vamos construir uma proposta para que junto com a Marinha tenhamos uma faculdade específica para os estudos de apoio à área nuclear. Acho que este será um grande avanço para o Brasil e temos condições de dar este passo importante”.

A visita contou ainda com a presença do vice-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Walter Libardi, e da coordenadora da comissão de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas da Unicamp (Unicamp), Cláudia Maurer Morelli.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
SBMN © Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados.